Foto: Renan Mattos (Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou uma plataforma online que deve ajudar professores e alunos na elaboração de projetos de extensão que atendem demandas da população. A ferramenta lhe permite escolher um eixo temático que acha prioritário e, na sequência, ações específicas dentro o eixos escolhido.
Os eixos temáticos:
- Comunicação
- Cultura
- Direitos humanos e justiça
- Educação
- Meio ambiente
- Saúde
- Tecnologia e produção
- Trabalho
Conforme o Centro de Processamento de Dados (CPD), a ferramenta deve ajudar na coleta de dados que permitam "estender à sociedade os conhecimentos gerados por meio do ensino e da pesquisa". Esses projetos podem variar de consultas médicas, odontológicas, até acompanhamento técnico para produtores rurais, por exemplo, que são projetos que já existem na instituição.
UFSM oferta mais de mil vagas para ingresso e reingresso
Dessa forma, demandas consideradas prioritárias nas cidades e regiões onde a UFSM atua (região de cada um dos campi) devem receber atenção da instituição. Ou seja, será possível atender com maior precisão as reais necessidades da sociedade.
A Pró-Reitoria de Extensão sinaliza que qualquer pessoa pode usar a plataforma.
- Com essa ferramenta, nós alteramos a sistemática de coleta das demandas de extensão, disponibilizando à comunidade um espaço de interação, em que todos podem contribuir e fazer sugestões - diz Rudiney Pereira, pró-reitor substituto de Extensão.
Inscritos no Enem podem checar local de provas a partir de hoje
A PLATAFORMA
O sistema pode ser acessado clicando aqui. Não há necessidade de cadastro ou identificação.
O espaço para participação ficará aberto até dia 15 de novembro. Após esse período, serão gerados relatórios que passarão pela análise da Pró-Reitoria de Extensão e serão usados como guias para o planejamento das ações de extensão da UFSM em 2019.
*Com informações da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM